sábado, 10 de novembro de 2012

O Domínio Televisual

Televisual é o modo de ser do meio que abrange o seu conteúdo, a sua audiência, as suas relações sociais, a sua economia sígnica, a sua tecnologia, o seu tempo, o seu espaço e as suas formas:


Heidegger afirma que a Idade Moderna concebe o mundo como imagem, organizando-o como uma espécie de destino. 
Isto quer dizer que apreendemos o mundo (na sua totalidade) como imagem, seja o próprio cosmos, a natureza, assim como a história.
Neste caso a televisão (e os filmes de Hollywood) não somente intermediam o que nós vemos do mundo, mas também criam a nossa compreensão do mundo. A TV conta e reconta, constrói e reconstrói as narrativas, criando o seu próprio entendimento do mundo.
Com isso, a representação da realidade recriada passa a ser veiculada tantas vezes que o nosso modo de ver e compreender o mundo passa a não ser autêntico, mas criado por este processo.  

Reflexão: Um claro paralelismo com a perspetiva exposta no texto supra pode ser encontrado na obra cinematográfica de Leni Riefenstahl, em cujo trabalho o regime Nacional Socialista de Adolf Hitler, através da divulgação de propaganda ideológica, construiu uma imagem de regime para o povo alemão. A ideia da supremacia da raça ariana foi claramente veiculada no filme “1936 Berlin Olympic Games”. O mundo da época, em particular o regime nazi, foi magistralmente caraterizado pela obra desta cineasta, apesar de não pertencer oficialmente ao partido e assumir um certo antagonismo com o ministro da propaganda, Joseph Goebbels.

A imagem e o som, através de cartazes heróicos de propaganda e músicas patrióticas, como as de Richard Wagner contribuíram também para a construção da imagem e ideário do regime nazi:

 Figura 1 - Poster usado pelas SS para recrutamento nos Países Baixos

O mundo em que julgamos viver é em grande escala a imagem que nos é veiculada pelos mass media, mas nem sempre essa imagem corresponde ao mundo real.

Referências:
“A Essência da Tecnologia”, Doutoramento em Media Arte Digital, Processos de Comunicação Digital; Gabriela Borges
http://www.historylearningsite.co.uk/leni_riefenstahl.htm
http://www.bytwerk.com/gpa/posters2.htm
http://fcit.usf.edu/holocaust/arts/musreich.htm




Sem comentários:

Enviar um comentário