sábado, 10 de novembro de 2012

O Meio é a Mensagem

De acordo com McLuhan,  os media sobredeterminam a palavra e o seu sentido. Esta é a tese, que sustenta a afirmação “The media is the message”, hoje um “lugar comum interpretativo da cultura de massas” (Sá, 2001, p. 129).
As teorias de McLuhan sobre a técnica são diferentes da crítica da técnica em Heidegger. Influenciado por Chesterton (escritor inglês, séc. XIX-XX), assume uma visão crítica em relação ao positivismo e cientismo dominantes na época. Essa posição irá determinar a sua recusa de uma ideia de progresso exclusivamente associada ao progresso técnico.
No ideário do homem moderno, coexiste uma dualidade de sentimentos relativamente à técnica:
•    Por um lado recrimina-se os seus excessos e omnipotência/omnipresença;
•    Por outro, assume um fascínio/deslumbramento, ligado a modos cada vez mais dignificantes da humanidade.
Existe pois, uma controvérsia moderna sobre a técnica e a ciência, a qual tem sido o motivo da convergência de posições contraditórias de vários autores (McLuhan, Chesterton, Joyce, Pound, Elliot) incluindo “uma relação ambígua entre técnica e mística, progresso e sentimento” (Sá, 2001, p. 130). 

Sá, J. C. V. e. (2001). A Crítica da Técnica e da Modernidade em Heidegger e McLuhan. Interacções ISMT, 1, 124-137.

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