sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

CINEMA EXPANDIDO
Gene Young Blood (1971) foi um dos primeiros a apontar caraterísticas do pensamento convergente, constatando que a televisão, o vídeo e o computador foram algumas das principais causas da transfiguração “tradicional” do cinema criando uma situação de ruptura patente no cinema expandido.
Contudo, relativamente ao conceito de cinema expandido importa clarificar dois termos/conceitos vulgarmente associados:
• Cinema interativo implica interação, ou seja, pressupõe que o utilizador interage com o vídeo. Isto é comum nas edições blu-ray de obras cinematográficas. Os menus disponíveis permitem interagir com o filme de diferentes maneiras, selecionando ângulos de visão diferentes, cenas cortadas, fins alternativos, comentários sobre as filmagens, etc.
• Cinema expandido normalmente reporta-se à saída da obra cinematográfica do seu lugar por excelência – a sala de cinema -, conferindo-lhe mobilidade. Isto é comum em exposições ou outras situações em que o cinema serve de meio para a veiculação de uma ideia ou conceito. As novas tecnologias proporcionaram o desenvolvimento do cinema expandido criando uma nova linguagem presente em instalações imersivas, interativas e outros modelos de interfaces áudio-visuais-tácteis. É também caraterístico do cinema expandido as possibilidades de interação com o público, nomeadamente através de projeções mapeadas ou leitura dos movimentos do espectador (através de dispositivos como por exemplo o kinect da Xbox) e o transporte desses movimentos para o filme, inserindo assim o espectador na ação.
O Video Guerrilha é um exemplo de Cinema Expandido:
 

Cinema Expandido - Vídeo Guerrilha
No exemplo citado destacam-se os seguintes aspetos típicos do cinema expandido:
• Interatividade com o público, obtida através de sensores de movimento e “agigantador” de pessoas. A projeção acontece em tempo real nas fachadas de vários edifícios (11 fachadas);
• Projeção mapeada;
• Vídeo-arte;
• Animação;
• Fotografia;
• Grafitti (acessível a “artistas” e público em geral.


Referências:
http://navemotion.blogspot.pt/2012/05/cinema-expandido.html
http://tiagomartinez.com/2011/11/rua-augusta-sera-palco-da-2-%C2%AA-edicao-do-video-guerrilha-vamos/
Youngblood, Gene. Expanded Cinema. 1971.
Mapeamento do cinema expandido, disponível em
http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/course/view.php?id=77771

2 comentários:

  1. Muito interessante o seu blog, José. A opção por posts curtos, com ideias específicas retiradas do texto foi muito boa. Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Além dos ótimos exemplos, que fazem um paralelo e enriquecem a reflexão sobre os temas do curso.

    ResponderEliminar