quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Cultura de Convergência e Cultura Participativa

A compreensão da forma como as mídias se estruturam é o tema principal no livro Cultura da Convergência de Henry Jenkins (2008). O autor aborda o fenómeno da convergência não só como um fluxo de conteúdo através de múltiplos suportes, mas também como uma transformação cultural, na qual os consumidores são incentivados a procurar novas formas de obter informação estabelecendo ligações a conteúdos mediáticos. Nesse processo são criadas comunidades de conhecimento caraterizadas por uma inteligência coletiva alicerçada numa cultura participativa onde se estabelece uma relação de participação e interação entre produtores e consumidores. O quotidiano dos consumidores é afetado por este processo de convergência numa base regular, embora esta mudança nos padrões de consumo afete, não só quem consome, mas também quem produz. O consumidor passivo do passado é hoje extremamente ativo, migratório, ligado socialmente e possuidor de grande expressividade pública. Esta nova cultura emergente, participativa, aliada à evolução do ciberespaço, desenvolveu uma forma de inteligência coletiva, pontuada por questões ilimitadas e interdisciplinares, induzindo um conhecimento combinado nos membros de uma comunidade, hoje coletivo do que partilhado.

Referências:
Jenkins, Henry. Cultura da convergência. São Paulo, Aleph, 2008.
Blog de Henry Jenkins (http://henryjenkins.org)

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