sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A arte produzida com recursos tecnológicos

De acordo com Machado (1993), é possível aplicar à arte produzida com recursos tecnológicos o mesmo raciocínio que Walter Benjamin (1968) aplicou à fotografia e ao cinema. Segundo este raciocínio o problema não é saber se é possível considerar como artísticos objetos e eventos, tais como um holograma, um gráfico de computador ou um programa de educação musical, mas sim, perceber que a existência dessas obras, colocam em causa conceitos tradicionais sobre a arte, as quais exigem uma formulação adequada às novas sensibilidades emergentes. 

Constata-se que as novas tecnologias acarretam novos problemas de representação, implicando necessariamente a reformulação de determinados conceitos estéticos. Tendo presente o esgotamento das formas tradicionais de arte, a união da mesma com a tecnologia representa um campo de inúmeras possibilidades e energia criativa, que poderá resultar numa revolução do conceito e prática da arte.
Referências: 
Machado, A. (1993). Máquina e Imaginário - O desafio das poéticas tecnológicas. In E. d. U. d. S. Paulo (Ed.), (pp. 21-44): Editora da Universidade de São Paulo.







Sem comentários:

Enviar um comentário